PodCast

Bate-Papo com Luiz Ribeiro.

O Autismo em Mulheres

O autismo em mulheres apresenta características e desafios que muitas vezes diferem significativamente daqueles tradicionalmente associados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) em homens. Durante décadas, os critérios diagnósticos foram construídos com base em estudos predominantemente masculinos, o que levou a um subdiagnóstico e diagnóstico tardio em meninas e mulheres.

O Autismo em Adultos

O autismo em adultos é um tema cada vez mais discutido, especialmente devido ao aumento no número de diagnósticos tardios. Durante muito tempo, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi considerado uma condição exclusivamente da infância — o que levou à invisibilidade de adultos autistas, muitos dos quais passaram décadas sem saber o motivo de suas dificuldades ou diferenças.

Inclusão no Trabalho

A inclusão de pessoas autistas no trabalho é um tema fundamental quando se fala em direitos, diversidade e acessibilidade no mercado profissional. Apesar dos avanços, muitos adultos autistas — especialmente aqueles diagnosticados tardiamente — ainda enfrentam barreiras sociais, estruturais e atitudinais no ambiente laboral.

Desafios da Neurodiversidade

Os desafios da neurodiversidade envolvem tanto os aspectos individuais das pessoas neurodivergentes quanto as barreiras sociais, estruturais e culturais que dificultam sua plena inclusão e valorização. A neurodiversidade — que inclui autistas, pessoas com TDAH, dislexia, disprlexia, Tourette, entre outros — é uma forma legítima de variação humana, mas ainda é tratada muitas vezes como déficit, desvio ou patologia a ser corrigida.